Notícias
Resultado da 1ª edição do Prêmio Pesquisador Destaque da UFRN

A 1ª edição do Prêmio Pesquisador Destaque da UFRN já tem seus vencedores. Foi divulgado nesta segunda-feira, 7 de outubro, o resultado da premiação idealizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa com o objetivo de valorizar os pesquisadores da instituição e suas contribuições para o desenvolvimento da ciência em cada uma das três grandes áreas do conhecimento.

 

Confira a lista dos Pesquisadores Destaque - Edição 2019:

 

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias: Prof. Eudenilson Lins de Albuquerque;

Ciências da Vida: Prof. Hugo Alexandre de Oliveira Rocha;

Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes: Prof. João Carlos Alchieri.

 

Considerando que essa foi a primeira edição do prêmio, a tarefa de avaliação, realizada por bolsistas de produtividade do CNPq externos à instituição, foi extremamente difícil, o que atrasou a publicação do resultado. Além disso, o elevado número de candidatos, e acima de tudo, a excelência dos inscritos foi o fator que mais dificultou a decisão. 

 

Conforme previsto no edital, os avaliadores analisaram os memoriais e Curriculum Lattes dos candidatos, levando em consideração os seguintes critérios: relevância e impacto das publicações científicas; formação de recursos humanos para a pesquisa (graduação e pós-graduação); relevância da pesquisa na área de atuação; e internacionalização. 

 

A PROPESQ agradece a todos os pesquisadores que se candidataram, esperando contar com a participação na daqueles que não foram agraciados este ano na Edição 2020 do Prêmio. Além disso, após a sugestão dos avaliadores, a PROPESQ estudará a possibilidade de abrir mais categorias para o prêmio, como Pesquisador Destaque Jovem e Pesquisador Destaque Sênior. 

 

Por fim, aproveitamos a oportunidade para divulgar que a entrega dos prêmios aos vencedores ocorrerá conforme o calendário abaixo, às 15h, no Auditório da Reitoria:

 

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias – 22/10/2019;

Ciências da Vida: Prof. Hugo Alexandre de Oliveira Rocha – 23/10/2019;

Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes – 24/10/2019

 

No momento, os vencedores irão proferir uma conferência, a fim de divulgar a contribuição deles para os avanços da pesquisa científica. Tais palestras integram a Programação do XXX Congresso da Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de outubro. Para mais informações sobre o evento, consulte o site: cic.propesq.ufrn.br.

(07/10/2019)