A Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), organiza no dia 08/10 um encontro entre pesquisadores, educadores e gestores para debater como a ciência pode contribuir para diminuir os gargalos da educação no país.
Criada em novembro de 2015, a Rede CpE é formada por mais de 70 grupos de pesquisas de todo o país unidos com o objetivo de estimular estudos científicos que possam dar lastro a práticas e políticas educacionais baseadas em evidências. O projeto conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação industrial (Embrapii) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O encontro em Natal vai debater temas como os fatores fisiológicos que afetam o aprendizado, as evidências científicas sobre o processo de alfabetização, transtornos de aprendizagem e a desigualdade educacional no país. Estão na pauta, por exemplo, o debate sobre o papel da nutrição, do sono e do exercício físico como fatores importantes para o bom aprendizado entre crianças e adolescentes.
“Especialmente no cenário brasileiro de subdesenvolvimento educacional, precisamos investigar sistematicamente a dieta, o sono e os exercício físicos para otimizar o aprendizado escolar”, comenta o neurocientista Sidarta Ribeiro (UFRN), um dos palestrantes do encontro. “ O investimento na resolução de fatores fisiológicos limitantes para o aprendizado escolar pode permitir avanços substantivos, rápidos e em larga escala na nossa educação.”
Todas as questões levantadas no encontro regional serão levadas para debate no I Encontro Nacional de Cientistas e Educadores, que ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro.
Quando: 08/10 das 9h às 14h
Onde: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências da UFRN
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 – Lagoa Nova, Natal – RN
Programação:
9:00 – 9:10 – Boas vindas – John Araujo (UFRN)
9:10 – 9:40 – Apresentação da Rede Nacional de Ciência pela Educação – Marília Zaluar P. Guimarães (UFRJ)
9:40 – 10:20 – Apresentação do documento “Fatores fisiológicos que influem sobre a educação” – Sidarta Ribeiro (Ice – UFRN)
10:20 – 11:00 – Pós-Graduação “Ensino de Ciências Naturais e Matemáticas ” – Ivanise Cortez (UFRN) coordenadora do programa.
11:00 – 11:30 – Intervalo
11:30 – 14:00 – Um debate aberto sobre os temas:
(1) Alfabetização e compreensão da leitura – Coordenação Janaina Weissheimer (UFRN) e Angela Naschold (UFRN);
(2) Professor como profissional da aprendizagem, mais do que do ensino (licenciaturas e formação de professores) – Coordenação André Ferrer Martins (UFRN) e Janaina Weissheimer (UFRN)
(3) Mecanismos e Transtornos da aprendizagem – Coordenação Natalia Mota (UFRN)
(4) Desigualdade educacional (sociologia da educação);
(5) Histórias de sucesso: educação e sociologia da cultura – Coordenação Rute Sousa (UFRN)