Sobre a PROPESQ

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) foi criada pela RESOLUÇÃO Nº 003/2003-CONSUNI, de 04 de junho de 2003, a partir de um desmembramento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com as seguintes atribuições principais:

  1. Propor as políticas de pesquisa da Universidade;
  2. Supervisionar, coordenar e, quando necessário, gerenciar as atividades de pesquisa na Universidade;
  3. Criar mecanismos de fomento que induzam o desenvolvimento harmônico da pesquisa e sua integração com a extensão e com o ensino de graduação e de pós-graduação;
  4. Estabelecer os vínculos necessários junto aos agentes externos, como agências governamentais de apoio à pesquisa, outras instituições de pesquisa e demais organismos nacionais e internacionais para ampliar as ações de cooperação científica e de financiamento à pesquisa;
  5. Fortalecer os vínculos com a sociedade civil, para divulgar as atividades de pesquisa realizadas na Universidade e identificar áreas de investigação científica de interesse social, onde a Instituição possa atuar de forma produtiva, respondendo às demandas sociais.

 

A PROPESQ também gerencia e/ou supervisiona ações globais na área de pesquisa, como o programa de iniciação científica (bolsas e congresso), os projetos de infraestrutura em Pesquisa, e o cadastramento e acompanhamento dos projetos e das bases de pesquisa.