Projetos de Pesquisa

Um projeto de pesquisa é um documento acadêmico formal que abarca um conjunto de definições e ações voltadas para a construção ou ampliação de conhecimentos de determinado domínio de problematização e questionamento.  

A UFRN conta atualmente com 1957 projetos de pesquisa registrados junto à Propesq. A consulta sobre tais projetos é possível através do link: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf

 

Diretrizes gerais acerca dos elementos mínimos que devem constar de um projeto de pesquisa


Dados Gerais

Título:

Centro:

Palavras-Chave:

E-mail:


Área de Conhecimento

Grande Área:

Área:

Subárea (campo opcional):

Especialidade (campo opcional):

(para visualizar a tabela de áreas do CNPQ, acesse http://estatico.cnpq.br/bi/CNPQ/DadosAbertos/Tabelas/AreaConhecimento/area_conhecimento.xml)


Grupo e Linha de Pesquisa

Grupo de Pesquisa:

Linha de Pesquisa:


Comitê de Ética

Nº do Protocolo (quando houver):


Corpo do Projeto

Resumo:

Introdução/Justificativa:

Objetivos:

Método:

Referências:


Membros do Projeto

CPF:

Nome:

Categoria (docente, discente de pós-graduação ou externo):

Carga horária semanal dedicada ao projeto:

Função (coordenador ou colaborador):


Cronograma de atividades


Tipos de projetos

Dois tipos de projetos podem ser cadastrados no sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas, SIGAA, módulo de Ações Acadêmicas: projetos internos e externos.

  • O projeto é considerado interno quando a fonte de financiamento é a própria UFRN. O professor submete esse tipo de projeto com vinculação aos editais de solicitação de bolsas dos Programas PIBIC-PROPESQ, apoio financeiro aos novos pesquisadores e aos grupos de pesquisa.

  • O projeto é considerado externo quando a fonte de financiamento é um órgão de fomento à pesquisa tipo: CNPq, FINEP, Petrobras, FAPERN, bancos estatais e privados, entre outros. Esse tipo de projeto pode ser cadastrado a qualquer momento no SIGAA.