Um projeto de pesquisa é um documento acadêmico formal que abarca um conjunto de definições e ações voltadas para a construção ou ampliação de conhecimentos de determinado domínio de problematização e questionamento.
A UFRN conta atualmente com 1957 projetos de pesquisa registrados junto à Propesq. A consulta sobre tais projetos é possível através do link: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf
Diretrizes gerais acerca dos elementos mínimos que devem constar de um projeto de pesquisa
Dados Gerais
Título:
Centro:
Palavras-Chave:
E-mail:
Área de Conhecimento
Grande Área:
Área:
Subárea (campo opcional):
Especialidade (campo opcional):
(para visualizar a tabela de áreas do CNPQ, acesse http://estatico.cnpq.br/bi/CNPQ/DadosAbertos/Tabelas/AreaConhecimento/area_conhecimento.xml)
Grupo e Linha de Pesquisa
Grupo de Pesquisa:
Linha de Pesquisa:
Comitê de Ética
Nº do Protocolo (quando houver):
Corpo do Projeto
Resumo:
Introdução/Justificativa:
Objetivos:
Método:
Referências:
Membros do Projeto
CPF:
Nome:
Categoria (docente, discente de pós-graduação ou externo):
Carga horária semanal dedicada ao projeto:
Função (coordenador ou colaborador):
Cronograma de atividades
Tipos de projetos
Dois tipos de projetos podem ser cadastrados no sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas, SIGAA, módulo de Ações Acadêmicas: projetos internos e externos.
-
O projeto é considerado interno quando a fonte de financiamento é a própria UFRN. O professor submete esse tipo de projeto com vinculação aos editais de solicitação de bolsas dos Programas PIBIC-PROPESQ, apoio financeiro aos novos pesquisadores e aos grupos de pesquisa.
-
O projeto é considerado externo quando a fonte de financiamento é um órgão de fomento à pesquisa tipo: CNPq, FINEP, Petrobras, FAPERN, bancos estatais e privados, entre outros. Esse tipo de projeto pode ser cadastrado a qualquer momento no SIGAA.