Notícias
Seleção Pública MCTI/FINEP/FNDCT - Desenvolvimento de tecnologias para monetização do gás natural do Pré-Sal - Seleção interna da UFRN

A FINEP publicou a Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT - Desenvolvimento de tecnologias para monetização do gás natural do Pré-Sal. O objetivo é conceder recursos financeiros para ICTs, inclusive em projetos cooperativos ICT-Empresa, para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos que viabilizem o gás natural que se encontra em abundância no polígono do pré-sal para consumo da sociedade por meio do desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores dentro do escopo de uma das cinco linhas temáticas a seguir.

 

- Separação do CO₂ e outros contaminantes;

- Liquefação de gás natural embarcado (Floating Liquefied Natural Gas – FLNG);

- Transformação de gás natural em gás de síntese;

- Transformação do gás de síntese em hidrocarbonetos líquidos (Floating Gas to Liquids – FGTL);

- Uso do gás para produção de energia elétrica na boca do poço através de usinas instaladas em plataformas gas-to-wire (GTW).

 

A UFRN poderá apresentar uma proposta em cada linha temática. As propostas deverão ser apresentadas em arranjo institucional e serão elaboradas e submetidas à Finep pelos pesquisadores (coordenadores dos projetos) que devem acessar o formulário eletrônico da instituição financeira para o preenchimento de sua proposta, destacando claramente o produto, processo ou serviço inovador a ser feito com os recursos solicitados. Cada projeto deverá ter o valor mínimo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) e o valor máximo de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).

 

Considerando a restrição de limite para envio de uma proposta pela UFRN em cada linha temática, a PROPESQ solicita que os interessados em submeter propostas no âmbito desta chamada pública manifestem interesse em participar, encaminhando o Formulário de Apresentação da Proposta Interna  preenchido (clique aqui para acessá-lo) para o e-mail ufrn.ctinfra@gmail.com até o dia 28/04/2022, com um resumo inicial da proposta. O formulário será utilizado para subsidiar a seleção pela PROPESQ dos pesquisadores que submeterão à FINEP as propostas institucionais da UFRN.

 

Recomendamos aos interessados a leitura atenta do edital e do documento com as perguntas frequentes, ambos disponibilizados pela FINEP no link http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/677

(01/04/2022)