A terceira edição anual do Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), elaborado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), traz um estudo inédito sobre os pesquisadores bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse estudo analisa a contribuição dos pesquisadores bolsistas de nível 1A, 1B e 1C nos últimos 12 anos. Essa análise permite identificar os principais grupos temáticos que se formaram e mapear as competências científicas no País, revelando suas contribuições para o ambiente de CT&I no Brasil.
A partir da Plataforma Lattes, o OCTI realizou a análise de redes curriculares, pelo critério semântico, que permite a identificação dos principais agrupamentos temáticos de pesquisa nos pesquisadores com bolsas de produtividade do CNPq, resultando em seis (6) agrupamentos:
- Materiais e compósitos;
- Abordagens epidemiológicas e imunológicas;
- Otimização e microeletrônica;
- Doenças tropicais;
- Agricultura;
- Biodiversidade e mudanças climáticas.
Dentro do agrupamento na temática Biodiversidade e mudanças climáticas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte se destacou entre as 5 principais universidades do país em quantitativo de bolsistas de produtividade do CNPq que atuam nessa temática, ao longo do período do estudo. Além disso, a UFRN foi a única universidade da região Nordeste mencionada no relatório.
Evidenciamos ainda que, em termos de alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o agrupamento na temática Biodiversidade e mudanças climáticas se destacou como agrupamento com importante adesão aos ODS.