O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o Código de Conduta dos Integrantes dos órgãos de assessoramento, bolsistas e proponentes nas Chamadas públicas.
Comprometido com os princípios de ética, diversidade e inclusão no ambiente de ciência, tecnologia e inovação no país, o CNPq instituiu este Código como referência fundamental para todos os envolvidos em seus processos de avaliação. O documento visa assegurar um ambiente acadêmico de respeito mútuo, liberdade acadêmica, combate a práticas discriminatórias e promoção de uma convivência harmoniosa.
Principais pontos do Código de Conduta:
-
Estabelece parâmetros de respeito e boa convivência para membros dos Comitês de Assessoramento, consultores ad hoc, bolsistas e proponentes.
-
Define diretrizes fundamentais de respeito às mulheres e à diversidade na academia.
-
Promove a formação contínua dos participantes do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia em questões raciais, de gênero, éticas e de boas condutas.
Recomendamos a leitura atenta do Código de Conduta, disponível na Portaria CNPq Nº 1.735, de 1º de agosto de 2024. Para facilitar a disseminação dessas informações, também está disponível um vídeo de apresentação, que sugerimos ser exibido em reuniões de comitês avaliadores e atividades afins.
Acesse os materiais aqui:
Contamos com a colaboração de todos para a plena implementação deste importante documento, que reforça o compromisso do CNPq com a integridade e a excelência na ciência brasileira.